Por Adriana da Cunha Leocádio
A missão de ser mãe quase sempre começa com alguns meses de muito enjôo, seguido por anseios incontroláveis por comidas estranhas, aumento de peso, dores na coluna, o aprimoramento da arte de arrumar travesseiros preenchendo, espaços entre o volume da barriga e o resto da cama.
Ser mãe é descobrir que sua vida tem menos valor depois que chega o bebê. Que se deseja sacrificar a vida para poupar à do filho, mas ao mesmo tempo deseja viver mais – não para realizar os seus sonhos, mas para ver a criança realizar os dela.
Não é à toa que o dito popular... "Mãe é uma só "... vem sendo utilizado há muito tempo, pois desde a Grécia Antiga os gregos, toda a primavera, celebravam em honra de Rhea, a mãe dos Deuses.
A proposta desse artigo é pensarmos: as mães ainda são as mesmas? O que elas esperam receber de presente na célebre comemoração do seu dia.
Eu sempre ouvi dizer que “mãe é tudo igual, só muda o endereço”, será? Como estudiosa em comportamento e varejo, pelo menos no âmbito comercial e que vejo é a era da mãe high-tech. Mais o que seria isso?
Toda mãe, como boa mulher que é, tem seus aspiracionais de consumo e isso nos dias de hoje não inclui mais somente os fogões, geladeiras entre outros utensílios domésticos. O perfil da nova mãe é muito mais voltado para si, sem abandonar a família, muito menos a casa, mas são mulheres que estão procurando e valorizando suas atividades profissionais.
“ainda bem que meu marido e filhos perceberam que no dia das mães e gosto de ganhar presente para mim e não para casa.... chega de trocar o sofá ou o fogão...” (depoimento de uma mãe de 2 filhos, casada há 10 anos).
Existem vários tipos de mães, umas que cuidam demais, outras que são autoritárias; aquelas que deixam seus filhos crescerem de uma maneira mais liberal... Poderíamos citar vários títulos diferentes, e com certeza encontraríamos também muitas mães que se encaixam em muitos destes perfis ao mesmo tempo.
“Meu maior presente é ter os filhos reunidos em casa no Dia das Mães”. Muitas falam isso, mas quem não gosta de ganhar presente no segundo domingo de maio? Esta data tão especial merece ser comemorada e, se tiver uma lembrancinha para completar, melhor ainda. Meiga, esportista, requintada... mães de diferentes perfis gostam de ser presenteadas com a devida percepção do seu estilo.
A Mãe fashion gosta de ganhar coisas que a botem pra cima, rejuvenesçam. Por exemplo, um jeans com top de seda, uma bolsa bem descolada, bijuterias, tudo que venha a combinar com seu estilo.
Mãe prática trabalha em dois empregos, passa a maior parte do dia fora de casa. Os presentes que mais a deixam alegre são coisas pessoais que facilitem o dia-a-dia, tipo: agenda, calça jeans, tamanco, perfume masculino. E não podemos esquecer dos eletrônicos (computadores portátil) e celulares que estão entrando na lista dos produtos mais procurados e desejados.
“No ano passado, ganhei um telefone celular no Dia das Mães e amei. Com ele, posso estar sempre em contato com a família, mesmo na correria do dia-a-dia” (depoimento de uma mãe de dois jovens adolescentes).
Existem produtos e serviços adequados a cada estilo de mulher, ou melhor, de mãe. Sem nenhuma duvida os tradicionais perfumes, roupas, livros ou sapatos, ainda fazem parte do rol da lista de presentes mais procurados pelos filhos e maridos. Contudo, para aqueles que querem ousar no presente do dia das mães, a vida é bela oferece experiências inesquecíveis adaptadas ao estilo de cada mulher, seja um day spa para as mais vaidosas, um pulo de parapente para as aventureiras ou um jantar gourmet para as românticas.
“Esse ano eu quero surpreender minha mãe dando para ela um dia especial com direito a day spa, mudança de visual nas mãos de Andreza Saraiva e Diego Gialdi e um jantar aconchegante no Teatrix”
É importante ressaltar que a facilidade de credito oferecida hoje pelo comercio, pode realmente inspirar o corações e bolsos dos filhos, permitindo que tenhamos um Dia das Mães repleto de presentes diferenciados, mas que no fundo, toda família de forma direta ou indireta sempre irá beneficiar-se do mesmo.
Se eu tivesse que apostar nas principais categorias de produtos que vão ser mais procuradas nesse próximo Dia das Mães, sem duvida alguma relaciono: celulares, TV’s de Plasma, Computadores, I-pod’s e tudo ainda somado com a força do luxo das grifes, tendência essa que vem explodindo no mercado.
Vamos combinar que todo dia é Dia das Mães e ponto. O.k., o.k. Mas não dá para discutir: elas adoram ter um dia inteiro em sua homenagem e, claro, os filhos babando ao redor. De quebra, ainda ganham uns presentinhos. Na hora de decidir que mimo combina melhor com o estilo da sua mamãe, vale de tudo um pouco: analisar o perfil, bisbilhotar em casa e descobrir do que ela precisa mais e, claro, mostrar que conhece a mãe como ninguém e sacar exatamente como arrancar um sorriso.
quinta-feira, 5 de julho de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)