Por Adriana Leocádio
Quer maior personalidade do que ser graduada em maquiagem profissional e perfumes e fragrâncias?
O mercado está mudando de forma rápida trazendo e agregando alternativas jamais sonhadas por grande parte da população paulista.
Essa semana fui informada que a Universidade Anhembi Morumbi numa atitude de primeiro mundo está disponibilizando com vestibular imediato, vagas para os cursos de maquiagem que englobarão facetas como: maquiagem artística, maquiagem para cinema, televisão e teatro, maquiagem para moda, fotografia e passarela, maquiagem sofisticada, bodypainting, embelezamento do olhar, consultoria de automaquiagem e Airbrush. Além disso, também coloca a disposição o curso de perfumaria e fragrância com o CRQ. Pois é! O mundo em evolução , certo?
Com esses cursos, estamos elevando o mercado de beleza e auto-estima à potencia máxima, abrindo portas para profissões antigas, com uma roupagem moderna, e o melhor, com o famoso "canudo". Nada melhor do que ter uma profissão reconhecida pelo MEC.
O Portal Saúde , o qual gerencio, defende a beleza como sinônimo de saúde e não poderíamos deixar de relatar esta oportunidade de mercado para os nossos leitores e colaboradores.
O que me chama atenção é o que está por trás intrinsecamente desses cursos de graduação superior. Temos o lado racional que já relatei acima, contudo o que mais me fascina é o lado emocional, pois lá no fundo, todos nós queremos nos apresentar de forma ímpar na sociedade e sermos aceitos pela tribo que escolhemos fazer parte.
Profissionais dessa área terão habilidade de proporcionar pessoas portadoras de vitiligo, psoríase e demais problemas de pele a terem uma inserção no mercado perfeita, isso é o que chamo de inclusão social.
Segundo o especialista Max Gehringer nossa apresentação traduz nossa personalidade e diz que estamos dispostos a oferecer quando procuramos um emprego.
Quando o mercado nos disponibiliza cursos como estes, confesso que leio como um convite subliminar a me conhecer melhor. Saber ressaltar o que há de mais bonito e tentar esconder o que há de feio em mim. Da mesma maneira que fazem os artistas nos cinemas, TVs, propagandas.
"Quase sempre nossa aparência física representa nosso interior e se não aceitamos o que vemos, provavelmente também não aceitamos o que sentimos"
Comparar-se aos outros e na maior parte das vezes, se sentir menor, inferior, não o fará melhor que ninguém. Enquanto não perceber suas qualidades estará constantemente numa luta consigo mesmo. Pare com isso. Olhe para dentro de si, reveja quanta coisa boa carrega aí dentro, valorize tudo que sente, a pessoa que você é, os obstáculos que já enfrentou e dê muito mais valor a cada uma de suas conquistas, independente das outras pessoas. Pare de se comparar, se sentir inferior, de lutar consigo mesmo. E conscientize-se que é único, especial, mas somente com muita persistência irá conseguir romper o padrão de estar sempre se desvalorizando, sentindo-se inferior aos demais. Cada um carrega em si o dom de ser capaz e ser feliz, diz a canção Tocando em frente de Almir Sater e Reanato Teixeira. Pense nisso!
Como especialista em comportamento, confesso que já vi um pouco de tudo nessa área e até conversei com alguns especialistas nesse segmento para compreender melhor a ótica desses profissionais.
Até hoje o único recurso um pouco mais qualificador era encontrado nas feiras de Cosmética com apelo de venda ou para as empresas mais abastardas e profissionais em cursos na Europa, cabendo evidenciar que nenhum deles possui valor e titularidade superior. Estou falando de marcas como: Mac, Roche, Lancome, Payot entre outras.
No que tange a mudança de comportamento do consumidor, acho que a Indústria (em especial as nacionais) devem correr para traçar uma parceria com esta Universidade, pois, com a mais absoluta certeza, em menos de 2 anos no mercado será composto por pessoas determinadas e aptas para o novo e garanto que os produtos que farão a composição do seu estojo sejam para uso pessoal ou para trabalho serão recheados de marcas que precisarão convencer muito.
Já com o mercado de salões de beleza vejo que a mudança só trará oportunidades inovadoras e um posicionamento de primeiro mundo onde os estabelecimentos disponibilizam profissionais diplomados.
Em suma, o que posso concluir é que estamos cada vez mais próximos do primeiro mundo em todos os âmbitos e para você que está lendo esse artigo e busca uma profissão moderna e pioneira no Brasil, procure rapidamente a ingressar numa oportunidade de vanguarda.
Para falar direto com a Universidade: estetica@anhembi.br
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
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