quinta-feira, 21 de junho de 2007

UNIVERSO INFANTIL

HOJE AS CRIANÇAS JÁ SABEM ESCOLHER SUAS MARCAS

Por Adriana Leocádio

Mediante a informe realidade da educação infantil brasileira referente à falta de conhecimento aprofundado no comportamento da criança, torna-se necessário a análise das dificuldades que os profissionais encontram, quando precisam penetrar na mentalidade infantil, entender como o raciocínio da criança diverge do adulto e principalmente como ela aprende.
Quem ainda acredita que em pleno ano de 2007, as crianças se conformam em ganhar presentes que nós, pais, tios, avós, achamos ser o melhor para o desenvolvimento deles? Ou, que eles vão adorar e ficar horas brincando? Estamos todos querendo acreditar numa realidade infantil que já não existe há muito tempo.
No tocante ao desenvolvimento intelectual infantil dentre as suas concepções e conceitos pertinentes a inteligência, aprendizagem e construção do conhecimento, as etapas do nosso desenvolvimento mental em sua construção, colocam em evidência todos os fatores que interferem em face aos que contribuem.
Hoje, o brinquedo por mais modal que seja, não fica na mão de uma criança por mais de 1 hora, que é o tempo suficiente para ela fazer a avaliação do brinquedo, compreender tudo que ele oferece e determinar se o mesmo é ou não atraente dentro do seu mundo .

A executiva especialista no mercado infantil Nadia Gargiulo – proprietária das Lojas Laura de Brinquedos, relata que a grande diferença para trazer as crianças a sua loja é a constante rotatividade de brinquedos e acessórios novos e acima de tudo diferenciado. “Foi essa a fórmula que encontrei para fidelizar meu público.”
PROCESSO DE ADAPTAÇÃO, ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO.
A criança está constantemente interagindo com o meio ambiente. Essa interação resulta em uma mudança contínua, denominada adaptação. O ciclo adaptativo é constituído por dois subprocessos: assimilação e acomodação. Assimilação é a aplicação dos esquemas ou experiências anteriores do indivíduo e uma nova situação, incorporando os novos elementos aos seus esquemas anteriores. Acomodação é a reorganização e modificação dos esquemas assimilados antes do indivíduo, para ajustá-los a cada nova experiência.
É evidente que estou falando de um consumidor mirim de classe social A, mas criança é criança, seja em qualquer classe e o que sinto na verdade é uma simples mudança no acesso aos produtos.
SERÁ QUE NÓS FILHOS AINDA SOMOS ESPELHOS DOS NOSSOS PAIS, OU NOSSOS PAIS É QUE PASSARAM A SER NOSSOS ESPELHOS?
Vejo que tudo isso virou um grande processo simbiótico. A verdade é que pais e filhos estão cada vez mais precocemente parecidos. Filhos e pais hoje compartilham as mesmas roupas, as mesmas marcas, contudo, com um entrave diferente, pois os pais é que passam a usar as marcas que os filhos escolhem, isso sim posso dizer que é o início de uma grande inversão de valores no mercado de consumo.
O empresário Rodolfo Magalhães, proprietário das Lojas Emporium Off price, um dos maiores vendedores da marca Puma, relatou que o melhor caminho de conquista de um novo consumidor hoje é através da Linhas Kids. “Nenhum pai resiste em comprar um produto Puma quando vê seu filho vestindo a marca”.
A inteligência desempenha uma função adaptativa, pois é através dela que o indivíduo coleta as informações do meio e a reorganiza de forma a compreender melhor a realidade em que vive, para nela agir e transformar.
No fundo de tudo isso, me considero uma ré confessa, pois foi vendo meus sobrinhos usando os charmosos tênis da Puma que virei uma usuária fiel da marca e consequentemente cliente do Emporium Off price

Adriana Leocádio é consultora de marketing, especialista no comportamento do consumidor.
Adriana está disposta a participar de entrevistas, mesa redonda, debates, fornecer maiores informações, fotos, outros releases etc...
Contato: Marcela Melo – Assessora de Imprensa
Tel: (11) 5083-8261 / 9814-4434
marcelagmelo@terra.com.br

CELULARES

MELHOR COM ELES, PIOR SEM ELES, OU
PIOR COM ELES, MELHOR SEM ELES?

Por: Adriana Leocádio

Toda tecnologia que permite seu uso durante a movimentação do usuário é uma tecnologia móvel. A tecnologia móvel não é apenas uma invenção. Ela pode ser considerada uma revolução, pois foi capaz de atingir o cotidiano das pessoas e fazer parte da vida delas, modificando suas rotinas e formas de tomar decisões.
A comunicação mercadológica vem passando por uma fase de transformação. Nesse contexto, as estratégias de produção e comunicação de mensagens voltadas às práticas de consumo, assentam-se no conhecimento prévio e profundo da realidade sociocultural mais ampla, o que provoca uma maior pulverização dos canais de acesso ao consumidor (antes bastante restrito ao anúncio comercial impresso e eletrônico, especialmente no caso das grandes marcas); bem como as mutações formais dos discursos publicitários que não visam mais atingir "a massa", mas passam a fazer uso de diferentes linguagens e canais, a depender do "nicho de consumidores" a ser alcançado.
Muitas pessoas não vivem sem celular, outras estão 24 horas disponíveis e as encontramos em qualquer lugar, algumas não abrem mão de estarem com seu palm conectado na Internet e ao mesmo tempo se deslocando pela casa. A mobilidade iniciou como uma facilidade, mas hoje em dia tornou-se uma necessidade. Mas porque a evolução deste segmento foi tão rápida? Simples. Porque este tipo de tecnologia permite o acesso a dados e informações em qualquer momento e em qualquer lugar. Isto torna-se um poderoso atrativo.
Como meu foco é consumidor, posso dizer que o celular é o mais novo assessório de moda. Tanto para homens como para mulheres, os aparelhos celulares, assim como o toque dos mesmos, traduzem a personalidade do seus usuários.
Se pararmos para olhar com atenção, o crescimento e diversificação de modelos de aparelhos celulares é algo incrível, e despertam o desejo de todos os consumidores na faixa etária dos 15 aos 60 anos de idade. A troca de modelo hoje é quase similar a troca da coleção de moda da estação. Lógico que, contando com um ligeiro apoio das operadoras que também não se cansam de gerar promoções e mais promoções. Já passamos pelos modelos robustos ao slim, redondos, robustos, das diversas cores e funcionalidades.
Como consultora de marketing, não posso deixar de relatar que o mais estranho de tudo isso, é que a relação oferta e demanda está inversamente constituída neste mercado. Por incrível que pareça, as operadoras de telefonia ainda trabalham com a máxima de que nós, consumidores, é que precisamos deles e isso para mim é um tanto quanto inaceitável. Acredito que chegou a hora de nós consumidores mostrarmos quem dita as regras no mercado e fazer valer aquilo que no mínimo temos por direito, ao adquirir uma linha e um aparelho de celular: respeito, bom atendimento, qualidade de serviço, agilidade na solução dos problemas e acima de tudo, um bom sistema de fidelidade, pois somente usando da força vocal é que em “alguns” casos conseguimos uma proposta decente de fidelização da marca.
Atenção consumidores, coloquem à mão na massa e façam valer todos os seus direitos.
Adriana Leocádio é consultora de marketing, especialista no comportamento do consumidor.
Adriana está disposta a participar de entrevistas, mesa redonda, debates, fornecer maiores informações, fotos, outros releases etc...
Contato: Marcela Melo – Assessora de Imprensa
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