segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

TRADIÇÃO VERSUS MODERNIDADE

TRADIÇÃO VERSUS MODERNIDADE, O QUE É MAIS
IMPORTANTE NO VAREJO?

Por Adriana Leocádio
www.adrianaleocadio.blogspot.com

Todo fim de ano gosto de fazer um balanço e compreender melhor o mercado para poder estudar as novas tendências.
Dessa vez escolhi abordar esse tema porque realmente o mundo da voltas e com eles as tendências vão e voltam, o que só vem a confirmar a boa e velha frase do Velho Guerreiro Chacrinha: nesse mundo nada se cria tudo se copia.

Se observarmos o varejo da moda, exibir a logo marca em tamanho gigante nas camisas voltou a ser a grande tendência para o próximo ano, em especial no setor casual day. Basta olhar para o estrondoroso fenômeno chamado “Sérigo K” e suas lindas camisetas pólos que trazem sua logomarca bordada em tons diferenciados o que, diferencia bastante o seu usuário. O singelo e discreto jogar de pólo que vinha bordado nas camisas pólo da grife Ralph Lauren passaram a ser visto de longe.
O que vale a pena relembrar nesse contexto é que há 20 anos surgiu no mercado um rapaz de nome Bruno Minelli que se tornou um grande fenômeno por trazer roupas de estilo de vanguarda com sua logomarca bem estampada que virou algo aspiracional dos consumidores rapidamente, chegando ao ponto de ter sua marca pirateada no Paraguai.
Nesse contexto é que para mim, o tradicional deve sempre ser moderno. Tradicional não pode e nem deve ser atrelado a “velho”, só que para isso, o mercado precisa estar sempre antenado para manter o tradicional na direção correta.

Mais isso não é um fenômeno só da moda, basta visitar as redes de hipermercados e olhar atentamente as prateleiras no todos os setores. Já reparam na nova roupa da embalagem da esponja de aço Bombril? E o tradicional Lysoform, agora é suave tem um aroma agradável, mais continua imbatível.
Se formos para a gôndola de higiene pessoal é incrível. A grande marca do ano Taeg além de ser light na alimentação, agora lava e enxágua seus cabelos, alem de hidratar seu corpo com cremes. Só não reparei se essa linha também é sem gorda trans! Nossa que loucura!!!!!!!

Em suma, o que importa é sendo tradicional ou moderna, precisa ser eficiente e estar falando a mesma linguagem de uma pessoa chamada: CONSUMIDOR. Por vezes o mercado se empolga tanto em buscar nova formulas e conceitos e esquece que o Sr. Consumidor é o mesmo, pois mesmo a mais alta tecnologia e acesso a informação ainda não substituíram a boa e velha INDICAÇÃO. Traduzindo, eu ainda aposto na boa e tradicional ação do marketing boca-a-boca.