quinta-feira, 6 de setembro de 2007

A IMPORTÂNCIA DO CABELO NA SOCIEDADE

Por Adriana Leocádio

“Nega do cabelo duro,
Qual o pente que te penteia
Teu cabelo ta moda
O teu corpo bamboleia
Minha nega, meu amor
Qual é o pente que te penteia...”

Cantado em verso e prosa por diferentes ícones do nosso cancioneiro popular, cabelo sempre está presente em nossa vida. Posso afirmar que o cabelo faz parte da lista que cobiçamos ao admirar alguém, só perde para: bumbuns, seios e sorrisos. Que me perdoem os carecas que por sinal em sua maioria são recheados de puro charme.

A importância dos cabelos é tanta em nossa vida que um dos mais recentes sucessos americanos é o musical Hairspray. Obteve a maior renda de estréia alcançada até hoje por um longa do gênero, batendo sucessos como "Grease: Nos tempos da brilhantina" e "Moulin Rouge! - Amor em Vermelho”. "Hairspray" é baseado em um musical da Broadway e conta a história de uma adolescente um pouco acima do peso que sonha em ser estrela de um show de tv que apresenta jovens talentos da dança.Logo a garota desperta a inveja de pessoas do meio.Tudo se passa na década de 60. A estréia no Brasil está prevista para Setembro deste ano.
Os cabelos, apesar de não terem função fisiológica vital, tem uma grande importância psicossocial relacionada à aparência e auto estima. O cabelo é uma estrutura complexa que tem bulbo (raiz) formado de vários tipos de células e haste que consiste também de células e algumas proteínas destacando-se a queratina e melanina. O cabelo tem um ciclo trocando várias vezes durante a vida. No couro cabeludo há em média 150.000 fios sendo que volta de 10% estão na fase de queda. O crescimento do cabelo é de cerca de 1 cm por mês e a perda normal varia de 50 a 100 fios.
Imagem é tudoMarketing pessoal exige mais do que palavras ao vento; vai desde a postura ética, passando pela competência, até os valores que o profissional defende na sociedade.
Conhecimento, treinamento, dedicação, disciplina e muita perseverança são as características que definem um profissional que aplica na sua carreia a estratégia do marketing pessoal. Uma carreira bem-sucedida é baseada em conhecimento, talento e, sobretudo, na imagem que o profissional consegue com os colegas e chefias.
A estratégia adotada é ser sempre simpático com os clientes, mostrar à chefia segurança na tomada de decisões e cuidar do visual. “Quando nos preparamos, temos mais gás para executar os objetivos, mais disposição para as funções profissionais.”
O diferencial é a forma alegre com que se trata os desafios e a motivação permanente. Um dos investimentos no visual que está em voga é uma completa reforma no sorriso, realinhando os dentes.
Além dos tratamentos capilares que vão desde corte e tintura até tratamentos mais específicos.
A importância dos cabelosNas comunidades humanas, a estética é muito valorizada. Em razão disso, apesar de não apresentarem importância maior para a sobrevivência do indivíduo, os cabelos têm valor indiscutível como ornamento pessoal.Em algumas culturas, o aspecto dos cabelos assinala diferenças sociais ou profissionais; já em outras, atende a exigências religiosas ou até mesmo a posicionamentos políticos.Compondo a moldura do rosto, os cabelos sinalizam formas de encarar a vida e, muitas vezes, importantes mudanças do comportamento pessoal.Cortá-los, penteá-los, pintá-los de acordo com os próprios desejos são maneiras que cada um tem de demarcar sua individualidade.Contribuindo para uma imagem clássica ou radical, os cabelos são repletos de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder.
Constituem-se na característica mais marcante e variável dos seres humanos, tornando-se ingredientes fundamentais da identidade pessoal.Para muitos, perdê-los é um desfiguramento grave.

Dentro deste universo conversei com a consagrada “hair stylist” Simone Petinatti, sócia do Ateliê Voilà, que trabalha com criações únicas, pois é especialista em Alquimia em cores, além de aplicar a técnica do visagismo fazendo cortes que combinam com personalidade e estilo de cada cliente.
Simone também assinala que um ponto forte no seu estilo de trabalho é ensinar aos clientes a melhor forma de aplicar saúde aos nossos cabelos, que vão da reconstrução de fios, alisamentos, até prevenção de queda.

A Personal Stylist, Simone Petinatti assina hoje a cabeça de diversas personalidades anônimas como consagradas, é o caso do cantor Paulo Ricardo e da apresentadora de TV – Carolina Vaz (Programa Insônia).

“Segundo Carolina Vaz, o cabelo é a moldura do rosto que transforma a alma. O cabelo pode mudar nosso humor do dia pra noite, por isso não abro mão de cuidar sempre do meu.”


MAS ATÉ QUE PONTO O CABELO INFLUNCIA A NOSSA PERSONALIDADE?
De acordo com Branden (2002), auto-estima é a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si própria, é algo que afeta crucialmente todos os aspectos da nossa experiência, é expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos. A auto-estima não aparece de modo isolado, ela se desenvolve como parte de nossa personalidade. Portanto, a auto-estima é a chave para o sucesso ou para o fracasso.
Existe a auto-estima positiva e a auto-estima negativa. A auto-estima positiva é sentir-se confiantemente adequado a vida e a auto-estima baixa é sentir-se inadequado a vida, com negativismo sobre si mesmo.
“Canto porque amo. Mas também canto para os meus fãs e eles merecem de mim o melhor e isso inclui em visual, pois tenho consciência que sirvo de referencia para muitas pessoas, por isso não abro mão de manter meus cabelos sempre tratados e com um estilo que retrata minha personalidade” – Cantor Paulo Ricardo.
Segundo alguns estudiosos, a auto-estima parece ter uma ligação muito forte com os objetivos e planos que estabelecemos para nós e que dão um significado à nossa vida. Desenvolver a auto-estima é desenvolver a condição de que somos capazes de viver e somos merecedores da felicidade, e portanto, capazes de enfrentar a vida com mais confiança, boa vontade e otimismo, que nos ajudam a atingir nossas metas e a sentirmo-nos realizados. Desenvolver a auto-estima é expandir nossa capacidade de ser feliz.
Segundo Neri e Freire (2000), "em qualquer idade, a importância do meio social composto por outras pessoas, é fundamental tanto na formação e na manutenção do auto-conceito quanto na avaliação resultante".
Para Neri e Freire (2000), se ter auto-estima é julgar que "sou" adequado à vida, à experiência da competência e do valor, se a auto-estima é a auto-afirmação da consciência, de uma mente que confia em si, então ninguém pode gerar uma determinada experiência a não ser seu "eu" mesmo. Portanto a importância de uma auto-estima saudável está no fato de que ela é o fundamento da nossa capacidade de reagir ativa e positivamente às oportunidades da vida.
“A advogada Janaína Martani de Almeida relata que já passou por diferentes fases em sua vida e para cada uma delas sempre contou com um estilo de cabelo. Hoje para fazer parte do núcleo profissional que escolheu optou por manter um visual mais clássico, porém com pequenos detalhes na cor que mantém seu rosto mais harmonioso.”
A baixa auto-estima gera ansiedade, medo, depressão, fobias, enfim, uma série de outros problemas. Pois a baixa auto-estima revela uma pessoa que não expressa os seus sentimentos para os outros, acaba tornando-se mentirosa a si mesma.
Auto-estima, seja qual for o nível, é uma experiência íntima, reside na carne do nosso ser. É o que eu penso e sinto sobre mim mesmo, não o que o outro pensa e sente sobre mim.
A executiva da KLERIX COSMETICOS – Sandra Martins relata que quando escolheram ingressar no universo dos cosméticos foi porque justamente o cuidado com a beleza é uma das maiores preocupações no mundo social, isso em todas as camadas da nossa sociedade, pois o mercado brasileiro tem produto para todos.
É dentro desse conceito que o cabelo exerce um papel importante em nossas vidas. Não importa o local que você escolha para tratar ou criar seu visual o importante é que nele seja traduzida a sua essência e escolhas. Não tenha medo de assumir sua verdadeira identidade por uma sociedade rodeada de “falso moralismo”.
Durante anos entreguei meus cabelos nas mãos do profissional e mago das tesouras Hugo Aspromonte e o que pude perceber ao longo do tempo é que sou totalmente aberta a mudanças e novidades e foi através dos diferentes estilos de cabelo que usei que fui moldando o estilo que hoje mais se adapta comigo.
Em nossa sociedade as pessoas primeiro criticam para depois e bem depois aceitarem as diferenças. Já tive cabelo longo, curto, liso, encaracolado, já fui morena e atualmente estou alinhada a minha natureza loira. Mas a cada mudança vinha um enorme desafio: “como vou ser vista pelo mundo?”
Hoje, prestes a completar meus 40 anos, quero que o mundo me veja como ele achar melhor. Para mim, o que mais importa é como eu me vejo e com certeza para aqueles que me lêem nesse momento e um dia me encontrar pela vida vai compreender que essa minha frase é pura realidade.
Branden (2002), relata que auto-estima saudável esta significativamente relacionada com racionalismo, realismo, intuição, criatividade, independência, flexibilidade, capacidade de enfrentar os desafios, disponibilidade para admitir e corrigir erros, benevolência e cooperação. Portanto, se entendermos de fato o que é a auto estima, a lógica dessas correlações torna-se clara.
Racionalismo – Está relacionado ao funcionamento do lado esquerdo do cérebro, ao exercício da razão.
Realismo - Neste contexto, o termo significa simplesmente o respeito pelos fatos, o reconhecimento de que o que é, e o que não é não é. Ninguém pode se sentir competente para lidar com os desafios da vida se não levar a sério a distinção entre o real e o irreal; ignorar essa distinção é bastante prejudicial.
Intuição – Está relacionada com o lado direito do cérebro, com o uso adequado das emoções. Com muita freqüência - em especial, por exemplo, ao tomar decisões complexas -, o número de variáveis que precisam ser processadas e integradas é muito maior do que a mente consciente pode abarcar.
Criatividade - Pessoas criativas ouvem seus sinais interiores, as suas intuições, e confiam neles mais do que a média. Têm a mente menos subserviente ao sistema de crenças dos outros, pelo menos no que diz respeito à sua área de criatividade.
Independência - A prática de pensar por si mesmo é um corolário natural - tanto causa como conseqüência - da auto-estima saudável.
Flexibilidade - Ser flexível é ser capaz de reagir às mudanças sem apegos inadequados ao passado. O apego ao passado diante de circunstâncias novas e mutáveis é, em si, produto da insegurança, da falta de autoconfiança.
Capacidade para enfrentar mudanças - É uma conseqüência da flexibilidade. A pessoa com uma boa auto-estima não considera a mudança algo assustador, pelas razões descritas no parágrafo anterior.
Disponibilidade para admitir (e corrigir) erros - Uma característica básica da auto-estima saudável é uma forte orientação pela realidade. Os fatos são prioritários em relação às crenças.
Benevolência e cooperação - Estudiosos do desenvolvimento infantil sabem que uma criança tratada com respeito tende a internalizar esse respeito e depois a tratar os outros da mesma maneira - em contraste com uma criança que sofreu abusos, internalizou o desrespeito por si mesma e cresceu reagindo aos outros com medo e ódio.
E para terminar, deixo uma pergunta:
“QUAL CABELO TRADUZ A SUA PERSONALIDADE?”