quinta-feira, 21 de junho de 2007

UNIVERSO INFANTIL

HOJE AS CRIANÇAS JÁ SABEM ESCOLHER SUAS MARCAS

Por Adriana Leocádio

Mediante a informe realidade da educação infantil brasileira referente à falta de conhecimento aprofundado no comportamento da criança, torna-se necessário a análise das dificuldades que os profissionais encontram, quando precisam penetrar na mentalidade infantil, entender como o raciocínio da criança diverge do adulto e principalmente como ela aprende.
Quem ainda acredita que em pleno ano de 2007, as crianças se conformam em ganhar presentes que nós, pais, tios, avós, achamos ser o melhor para o desenvolvimento deles? Ou, que eles vão adorar e ficar horas brincando? Estamos todos querendo acreditar numa realidade infantil que já não existe há muito tempo.
No tocante ao desenvolvimento intelectual infantil dentre as suas concepções e conceitos pertinentes a inteligência, aprendizagem e construção do conhecimento, as etapas do nosso desenvolvimento mental em sua construção, colocam em evidência todos os fatores que interferem em face aos que contribuem.
Hoje, o brinquedo por mais modal que seja, não fica na mão de uma criança por mais de 1 hora, que é o tempo suficiente para ela fazer a avaliação do brinquedo, compreender tudo que ele oferece e determinar se o mesmo é ou não atraente dentro do seu mundo .

A executiva especialista no mercado infantil Nadia Gargiulo – proprietária das Lojas Laura de Brinquedos, relata que a grande diferença para trazer as crianças a sua loja é a constante rotatividade de brinquedos e acessórios novos e acima de tudo diferenciado. “Foi essa a fórmula que encontrei para fidelizar meu público.”
PROCESSO DE ADAPTAÇÃO, ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO.
A criança está constantemente interagindo com o meio ambiente. Essa interação resulta em uma mudança contínua, denominada adaptação. O ciclo adaptativo é constituído por dois subprocessos: assimilação e acomodação. Assimilação é a aplicação dos esquemas ou experiências anteriores do indivíduo e uma nova situação, incorporando os novos elementos aos seus esquemas anteriores. Acomodação é a reorganização e modificação dos esquemas assimilados antes do indivíduo, para ajustá-los a cada nova experiência.
É evidente que estou falando de um consumidor mirim de classe social A, mas criança é criança, seja em qualquer classe e o que sinto na verdade é uma simples mudança no acesso aos produtos.
SERÁ QUE NÓS FILHOS AINDA SOMOS ESPELHOS DOS NOSSOS PAIS, OU NOSSOS PAIS É QUE PASSARAM A SER NOSSOS ESPELHOS?
Vejo que tudo isso virou um grande processo simbiótico. A verdade é que pais e filhos estão cada vez mais precocemente parecidos. Filhos e pais hoje compartilham as mesmas roupas, as mesmas marcas, contudo, com um entrave diferente, pois os pais é que passam a usar as marcas que os filhos escolhem, isso sim posso dizer que é o início de uma grande inversão de valores no mercado de consumo.
O empresário Rodolfo Magalhães, proprietário das Lojas Emporium Off price, um dos maiores vendedores da marca Puma, relatou que o melhor caminho de conquista de um novo consumidor hoje é através da Linhas Kids. “Nenhum pai resiste em comprar um produto Puma quando vê seu filho vestindo a marca”.
A inteligência desempenha uma função adaptativa, pois é através dela que o indivíduo coleta as informações do meio e a reorganiza de forma a compreender melhor a realidade em que vive, para nela agir e transformar.
No fundo de tudo isso, me considero uma ré confessa, pois foi vendo meus sobrinhos usando os charmosos tênis da Puma que virei uma usuária fiel da marca e consequentemente cliente do Emporium Off price

Adriana Leocádio é consultora de marketing, especialista no comportamento do consumidor.
Adriana está disposta a participar de entrevistas, mesa redonda, debates, fornecer maiores informações, fotos, outros releases etc...
Contato: Marcela Melo – Assessora de Imprensa
Tel: (11) 5083-8261 / 9814-4434
marcelagmelo@terra.com.br

Nenhum comentário: