21/02/2007 - Compreenda o comportamento do consumidor
Quem compra quer sentir-se diferenciado.
A consultora Adriana Leocádio, especialista em varejo: “ninguém tem maior interesse e motivação em compreender o comportamento do consumidor do que os próprios empresários e marqueteiros”.Especialista em comportamento do consumidor na área de marketing, com especialização em varejo, Adriana Leocádio ressalta que para sobreviver aos tempos modernos, onde a oferta de produtos e serviços está cada vez mais acirrada, principalmente pelo domínio e poder das grifes internacionais, compreender o consumidor é uma necessidade vital, reconhecida não apenas para as empresas, mas para toda organização que se assuma como orientada para o mercado. Até mesmo Peter Drucker, o famoso pai da administração, já havia dito isso, quando, em outras palavras, afirmou que em marketing os profissionais devem reconhecer que "o consumidor é o rei". Sob este contexto, surge uma necessidade cada vez mais crescente de pesquisar o seu comportamento, o das empresas e dos gestores no novo milênio.O fenômeno modaA moda é um dispositivo social, portanto, o comportamento orientado pela moda é um fenômeno humano generalizado e está presente na sua interação com o mundo.É necessário começar a avaliar como se porta o consumidor brasileiro em nuances. Não podemos tomar como verdadeiras e afirmativas, as análises extraídas de estudos mercadológicos realizados no eixo Rio – São Paulo. Ao longo da vivência nessa área, Adriana Leocádio teve a oportunidade de ver produtos ou marcas campeãs de qualidade e imagem, obterem total fracasso quando são implementadas nas capitais do norte e nordeste do Brasil. E isso acontece principalmente no segmento de vestuário e cosméticos.Como começouO estudo do comportamento do consumidor surgiu na década de 60, mas ganhou projeção precisamente há 26 anos, em 1968, por meio da influência de escritores como Newman, Katona, Ferbera, Howard & Engel (Apud Engel, Blackwell & Miniard, 2000) que visavam apontar as variáveis que identificam o consumidor, bem como outras variáveis:Suas atitudes inconstantes perante diferentes produtos;O comportamento de compra;As razões de causa e efeito que reagem à persuasão;O consumidor no mundo inteiro quer ser tratado como um “rei” e esta não é uma característica do povo brasileiro, mas sim do consumo, ou seja:Quem compra quer sentir-se diferenciado.Quem compra acha que tem o poder.Tratar o cliente como um “rei” é fundamental. Contudo, muitas vezes, esse “rei” quer discrição, benefícios subliminares nada explícitos, que caracterizem que sua escolha é feita baseada em apelos totalmente emocionais. “Você conhece algum consumidor que declara racionalmente que usa um jeans Diesel, perfume Armani, tênis da Nike, etc, meramente por atributos de qualidade?”, indaga Adriana Leocádio.Porém a verdade é que cada uma dessas marcas traz consigo a imagem que seus usuários buscam, para serem aprovados diante da sociedade ou de suas tribos. O entendimento do fenômeno do consumo é mostrar a sua importância para os consumidores contemporâneos como forma de expressão e interação social. As mudanças tornam-se ainda mais interessantes quando efetuamos os cruzamentos por sexo, idade e classe social. Historicamente, a moda tinha criado uma forte relação entre feminilidade e a busca por produtos que estavam em voga, ou seja, na vanguarda, diferenciados, etc, e que realçavam a importância da aparência na construção social da feminilidade. Logo, mulheres “eram” mais suscetíveis às mensagens de moda que os homens. Contudo, o que se observa é que o homem não sente mais nenhum tipo de constrangimento em assumir-se vaidoso e estar na moda, chegando por vezes a superar os caprichos da mais vaidosa das mulheres. Está cada vez mais forte o conceito do compartilhado, em que roupas, cosméticos, clínicas de estética são dividas por casais. “Hoje, é comum a mulher sentar e tomar um drink enquanto espera seu parceiro acabar de dar os últimos retoques no seu visual antes de sair para uma festa”, comenta Adriana Leocádio.MarketingProdutos são providos de significado na sociedade. O estudo do simbólico reside em entender como as pessoas compõem o seu próprio conceito, compram ou rejeitam os produtos que as identificam com a forma idealizada, impulsionadas pelas mensagens simbólicas dos mesmos. O que passa ser interessante analisar é que uma das versões mais antigas do marketing. O famoso One to One, está cada vez mais presente como fórmula de sucesso nessa guerra acirrada de mercado. “Realmente ninguém tem maior interesse e motivação em compreender o comportamento do consumidor do que os próprios empresários e marqueteiros”, atesta a especialista acrescentando que muito antes do início do marketing contemporâneo, os empresários usavam várias maneiras para discernir o que seus compradores queriam. A maioria dirigia pequenas empresas e conhecia seus clientes intimamente, e com isso, conseguiam projetar e oferecer um produto personalizado. Concluímos, portanto, que estes profissionais, demonstraram que a motivação e o comportamento podem ser entendidos com precisão suficiente para reduzir consideravelmente o risco de fracasso de uma ação mercadológica.Adriana Leocádio está disposta a fornecer mais informações sobre este e outros assuntos relacionados ao comportamento do consumidor.
Serviço Para contatos: Dax Comunicação – Marcela Melo – Assessora de imprensaTel: (11) 5083-8261 / 9814-4434 marcelagmelo@terra.com.br
Edição: Márcia Mariano Fonte: Adriana Leocádio
Fotos: DivulgaçãoQuem Produz o Quena Cadeia TêxtilEncontre empresa, fornecedores e produtores de toda a cadeia têxtil. Dividida por sementosAssinatura Impressa Veja como é fácil receber as revistas Textilia, ITT e Interiores em sua empresa.AnuncieBanner não é apenas publicidade é informação especializada. comercial@textilia.net
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