Por Adriana Leocádio
Podemos dizer que influenciar as atitudes e os comportamentos dos consumidores é uma das tarefas mais fundamentais, porém mais desafiadoras que as empresas enfrentam.
Há evidentes diferenças entre os modelos de negócios dirigidos aos extremos: Enquanto o varejo de massa trabalha arduamente para reduzir níveis de ruptura nas lojas, o varejo de luxo gerência escassez de produtos, limitando a oferta. O varejo de massa tenta tornar-se acessível e democrático, enquanto o de luxo, busca nichos; os atributos perseguidos são distintos, assim como as expectativas dos consumidores, relata Adriana Leocádio.
O varejo vem estudando crenças, valores, hábitos, estilos de vida e momentos de compra, entendendo os nichos de mercado para poder desenvolver estratégias de micromarketing para cada tribo. Contudo, não ha como negar que o mercado está repleto de novas marcas, porém a essência de velhos hábitos, vem surgindo novamente no mercado como sendo um novo nicho a ser explorado dentro da classe A e principalmente para o público masculino.
Mas para multiplicar esse conceito e implantá-lo em grandes redes, precisamos ir além. Devemos agregar novas experiências que envolvam os clientes pela emoção. Por isso as empresas estão ampliando as possibilidades de customização de produtos e personalização do relacionamento, principalmente entre cliente e vendedor no ponto de venda.
Porém, não posso deixar de ressaltar a volta do bom e velho alfaiate. Éh!, você não está lendo errado , estou falando de serviços de costura personalizada.
Outro fator interesante para observar, é que o público que busca esse tipo de produto, não são os elitizados e sim os que aspiram a elite.
Fenômenos como a camisaria Closet que vem abraçando esse conceito da individualidade personalizada, mas não deixando de ser customizada.
Diferentemente dos elitizados que já partem direto para grifes como Armani, CK, Diesel, VR entre outras.
Cada cabide, uma sentença
O comportamento de consumo, pode ser explicado pela necessidade de expressar significados, mediante a posse de produtos que comunicam à sociedade como o indivíduo se percebe quando interage com os grupos sociais.
Segundo Adriana Leocádio, os atributos simbólicos são dependentes do contexto social. Sendo a moda símbolo na sua própria essência, parece certo afirmar que a ela se aplica perfeitamente a esta transferência de significados, visando à comunicação entre os integrantes das sociedades, onde tudo comunica e onde “[...] o vestuário é comunicação” .
O indivíduo possui tendência psicológica à imitação. Esta, proporciona a satisfação de não estar sozinho em suas ações. Ao imitar, o indivíduo não só transfere a sua atividade criativa, mas também a responsabilidade sobre a ação dele para o outro.
O profissional ou gestor deve sempre levar em conta o seguinte:
1- O poder do consumidor em decidir quais produtos são melhores para seu consumo,
2- Quais são as motivações que o levam a adquirir um produto ou serviço,
3- Que comportamento pode ser influenciado pela atividade de marketing?
4- E por fim, que esta influência deve ser no mínimo legal, ética e moral, buscando sempre resguardar os direitos do consumidor.
A necessidade de imitação vem da necessidade de similaridade
Sob esta dimensão, conclui-se que a moda é a imitação do modelo estabelecido que satisfaz a demanda por adaptação social, diferenciação e desejo de mudar, sendo baseada pela adoção por grupo social (Simmel, 1904).
Todos os dias, ao abrirmos o armário em busca de vestimentas adequadas para pôr os pés no mundo, procuramos algo que possa nos distinguir. Lenço, brinco, paletó, que nos deixe alguns centímetros acima da humanidade, relata Adriana Leocádio.
A persuasão ou ato de induzir, convencer (Petty e Cacioppo, 1986) depende das respostas cognitivas (pensamentos) e afetivas (sentimentos) que ocorrem durante o processamento da mensagem. Tanto as características do consumidor quanto as do produto devem ser ponderadas ao se desenvolver uma tática de comunicação.
Adriana Leocádio é Consultora de Marketing e Especialista em comportamento do consumidor. Presta consultorias a empresas de diversas áreas e está disposta a dar entrevistas, participar de debates, mesa redonda, entre outros.
Contato: Adriana Leocádio
A_leocadio@terra.com.br
http://adrianaleocadio.blogspot.com
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Marcela Melo
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