quinta-feira, 8 de maio de 2008

COMPORTAMENTO DE CONSUMO

A mudança no comportamento da mulher diante do consumo

Por Adriana Leocádio
www.adrianaleocadio.blogspot.com

Fato claro em nossa sociedade é um só: Quem compra tem poder. E isto, é resultado da construção de um mercado feroz que se deleitam na falência dos conceitos primórdios dos valores sociais. Quem sou eu? Quem é você? Quem somos nós?
Estas perguntas podem ser respondidas de maneiras diversas. Se quisermos focar no ato de consumo, podemos responder seqüentemente que alguém consome outro alguém também consome e, finalmente, nós somos os indivíduos que consomem em uma sociedade essencialmente consumista.
E AS MULHERES MUDARAM SEU COMPORTAMENTO DIANTE DO CONSUMO?
A mídia é a grande responsável pela criação de desejos, fazendo com que as pessoas, que são seres que sempre desejam alguma coisa, sintam a necessidade de possuir cada vez mais e mais. O desejo de consumo, também está ligado ao fato de que a sociedade em geral, trata melhor quem se apresenta bem e isso é um fato relevante! O poder da mídia pode ser comprovado, pelo comportamento do consumidor, que acaba cedendo aos apelos da publicidade e comprando algo que muitas vezes ele nem precisa. O que importa é estar na moda, é ter beleza para refletir nos olhos alheios. É isso que a sociedade pede, e por mais que digamos que não, é isso que queremos ofertar à sociedade, que é consumista e influenciada pela mídia há muito, muito tempo.
Muita gente pensa que assertividade vem de acerto, isto é, o ato de acertar. Na verdade, a palavra assertividade vem de asserção, que significa afirmação. Afirmação, ou melhor, auto-afirmação, é o que as pessoas buscam quando vão as compras. Tudo começa pelo ato de comprar.
Na minha ótica de consultora, qualifico as mulheres de forma ,macro, independente da sua classe social em 5 (cinco) estilos de mulher - sexy, sofisticada, moderna, básica, romântica.
Contudo, essa mesma mulher tem o poder de incorporar vários estilos em um dia. De manhã é básica (vai caminhar, por exemplo), logo depois é sofisticada (vai para o trabalho) e no fim do dia adota um look mais sensual (vai para a balada)... O que pode parecer uma atitude volúvel, na verdade mostra toda a versatilidade feminina. O que de “certa” forma poderíamos sim constatar um novo padrão de consumismo por parte das mulheres.

MAS SERÁ QUE ESSE UNIVERSO É MESMO REAL?

Na minha ótica, a mulher é muito volúvel sim, porque não dizer é um perfeito “camaleão”. Contudo não acredito nessa versatilidade diária. Acredito sim que os 5 (cinco) estilos existam, mas somente um predomina. É claro que se “houver” necessidade a mulher pode incorporar um papel especial para uma comemoração sazonal.

Para mim, a mulher sexy assume essa identidade todos os momentos do seu dia, isso faz parte da sua essência. Ela vai usar roupas para caminhar sexy, vai trabalhar trajando roupa sexy (incluindo as intimas), perfume sexy, e vai pra balada pronta pra matar, ou seja, independente de onde esteja ela é sexy.

O mesmo ocorre para todos os outros estilos. Eu por exemplo sou adepta do estilo despojado, porém fashion, sempre procuro criar um look próprio em tudo que utilizo durante meu dia.

E gostaria de ressaltar que isso já não é mais um privilegio do Universo feminino, o masculino vem comendo pelas beiradas e assumindo um importante papel nesse mercado.

PARA MIM O QUE PREVALESCE DE TODOS OS ESTILOS É A VAIDADE

“Não há graus de vaidade, apenas grau de habilidade em disfarça - lá”, a já afirmava sabiamente o escritor e romancista norte-americano Mark Twain (1835-1910). E, convenhamos, nós mulheres sabemos muito bem como disfarçar nossas pequenas (sejamos boazinhas!) imperfeições. Não importa se temos muito ou pouco dinheiro, sempre arrumamos um jeitinho para dar uma guaribada no visual.

Em suma, na minha opinião não existe uma mudança real no padrão de consumo das mulheres, existi uma qualificação maior. A mulher é impulsiva por natureza, mesmo as declaradas racionais e quando o objeto de desejo toca sua essência, ela fará de tudo para obter.

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