Por Adriana Leocádio
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Militando nessa área de consumo há 20 anos nunca descobri tantas facetas dentro de um único consumidor. Explorando o mercado como sempre faço, achei importante destacar os hábitos e atitudes de compra por diferença de categoria de produto, principalmente agora que estamos praticamente no Natal.
Passeando por alguns hipermercados, ficou muito claro avaliar o sucesso de algumas campanhas publicitárias que incutiram um novo conceito de economia da cabeça e no bolso do consumidor. Para exemplificar, utilizo a campanha da marca YPÊ, onde trabalhou com muita propriedade que é comprando um produto com alta qualidade é que efetuamos a verdadeira economia. Cabe ressaltar que não estou fazendo nenhum tipo de juízo de valor a qualidade do produto mencionado.
Esse tipo de mudança de postura na categoria higiene e limpeza domestica é bem interessante, pois durante anos verifiquei que essa categoria era escolhida somente considerando o quesito preço. Principalmente dentro das classes sociais menos abastardas. Hoje isso não ocorre mais, uma das questões que posso levantar para analise é a importância com a saúde.
Contudo, infelizmente as empresas desse segmento esquecem que tem conceitos preciosos para atrair o consumidor e ficam batendo sempre na mesma tecla. Hoje o mercado está repleto de ações de marketing diferenciadas com custos bem mais acessíveis, mais são poucos os profissionais das grandes industrias que compreendem essa linguagem.
Já na categoria alimentação ai o mercado está vivendo sua maior reviravolta, nunca tivemos um consumidor tão consciente dos componentes que fazem parte de uma categoria de produto. Termos como: gorda trans, colesterol, light, diet... fazem cada vez mais parte do rol do consumidor. Aqui só cabe uma ressalva, produtos com qualidade nutricional ainda não comporta no orçamento mensal da maior parte das famílias brasileiras.
O setor que o consumidor mais se realiza dentro dos hipermercados é o de higiene pessoal. Essa categoria pode considerar abastarda em termos de produtos. Tem produto de todos os tipos para todo tipo de consumidor.
Minha dica para os fabricantes é que não tenham medo de conhecer seu consumidor. Saiam das suas preciosas salas de trabalho e vão para o PDV.
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