Especialista em comportamento do consumidor na área de marketing, com especialização em varejo, Adriana Leocádio ressalta que para sobreviver aos tempos modernos, onde a oferta de produtos e serviços está cada vez mais acirrada, principalmente pelo domínio e poder das griffes internacionais, compreender o consumidor é uma necessidade vital, reconhecida não apenas para as empresas, mas para toda organização que se assuma como orientada para o mercado. Até mesmo Peter Drucker , o famoso pai da administração ,já havia dito isso, quando, em outras palavras, afirmou que em marketing, os profissionais devem reconhecer que "o consumidor é o rei". Sob este contexto,surge uma necessidade cada vez mais crescente de pesquisar o comportamento do consumidor a cerca das empresas e gestores no novo milênio. A moda é um dispositivo social, portanto o comportamento orientado pela moda, é fenômeno do comportamento humano generalizado e está presente na sua interação com o mundo. É necessário começar a avaliar o comportamento do consumidor brasileiro em nuances. Não podemos tomar como verdadeiras e afirmativas, as analises extraídas de estudos mercadológicos realizados no eixo Rio – São Paulo. Ao longo da vivência nessa área, Adriana Leocádio teve a oportunidade de ver produtos ou marcas campeãs de qualidade e imagem, obterem total fracasso quando são implementadas nas capitais do norte e nordeste do Brasil. E isso acontece principalmente no segmento de vestuário e cosméticos. O Nascimento do Comportamento do Consumidor Este campo surgiu logo em seus primórdios, como estudo nas décadas de 60, mais precisamente há 26 anos, em 1968, através da influência de escritores como Newman, Katona, Ferbera, Howard & Engel (Apud Engel, Blackwell & Miniard, 2000) que visavam identificar as variáveis que identificam o consumidor, bem como outras variáveis: Suas atitudes inconstantes perante diferentes produtos; O comportamento de compra; As razões de causa e efeito que reagem à persuasão; Entre outras... O comportamento de consumo pode ser simplificado como o comportamento que os consumidores mostram quando estão procurando, comprando, usando, avaliando e determinando produtos, serviços e idéias. O consumidor no mundo inteiro quer ser tratado como um rei e esta não é uma característica do povo brasileiro, mas sim do consumo. Quem compra quer sentir-se diferenciado. Quem compra acha que tem o poder. |
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007
Comportamento do Consumidor
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